Magnética Magazine
Abril 2013

09 DE MAIO DE 2013
LIGHT BOX LEAL
Caixas, Luzes, e Palavras. As Light Boxes são a peça perfeita para transmitir mensagens, de forma apelativa!
Como nasceu o projecto? Qual foi o motivo?
O projecto nasceu da conjunção de algumas situações que foram fazendo parte da minha vida, como ser professora de artes visuais, com ter idealizado grande parte das peças de mobiliário da minha casa, e não menos importante, de ter acesso fácil ao fabrico de peças que idealizo. Como professora de artes visuais, sinto constantemente a pressão de apresentar propostas de trabalho diversificadas e exigir respostas originais e inspiradoras. Desta forma, estou permanentemente a pensar como aplicar ideias/conceitos que resultam das minhas vivências e interesses.
Estas caixas em particular foram sendo aperfeiçoadas ao longo de sensivelmente um ano, fazia experiências com o tipo de caixa e com a forma de encaixar o vidro e depois alterava sempre mais alguma coisa… Até que tive mesmo de parar de pensar em alterações e seguir para a parte mais divertida e apelativa – a mensagem escrita, com um arranjo gráfico característico, adequada ao significado de cada mensagem.
Caixas, madeira, luz, palavras. Como se conjuga isto tudo? Tem alguma inspiração particular?
Sempre que estou num lugar, sempre que folheio uma revista, sempre que viajo na internet e nas redes sociais tento fazer alguns registos daquilo que gosto mas, mais do que isso, as imagens e as ideias começam a atormentar-me. É possível que este projecto seja algo já visto e reinventado, mas eu adoro a madeira como matéria-prima, adoro o texto como elemento gráfico e expressivo, gosto muito de pontos de luz, de luz de presença.
O tipo de iluminação escolhida deixou de funcionar como condicionante, pois com a opção LEDS comecei a pensar na caixa como uma peça fechada, os pontos de luz junto à madeira, sem com isso correr algum risco de segurança. Um outro pormenor, que funciona como uma mais-valia, é o facto de a caixa estar equipada com uma bateria que lhe confere uma autonomia até 24 horas.
Estiveram presentes no Wonder Room da Moda Lisboa, correu bem?
É muito difícil conseguir reconhecimento e notoriedade sem estar num dos sítios certos, à hora certa. Julgo que esta iniciativa foi bastante importante para divulgar e valorizar projectos de designers/artistas que têm algo para mostrar e muito para dar. O feedback foi muito positivo e esta entrevista é prova disso.
Como está a ser a recepção do produto nas lojas?
O facto de ter participado no Wonder Room da Moda Lisboa, abriu boas perspectivas para aparecerem mais pontos de venda em algumas cidades do país.
Acho que existe espaço no mercado para este tipo de produto, algo que funcione como elemento decorativo, mesmo quando está desligado, e como caixa de luz, que cria um ambiente confortável e acolhedor. Também pode funcionar como um objecto com uma carga simbólica forte, dependendo do contexto em que a peça é oferecida e da mensagem que contém.
Podem haver encomendas, de tamanhos, de palavras?
É claro que é possível encomendar e formatar a light box com o tamanho e palavra à medida de cada cliente. Neste momento, as caixas existem em dois tamanhos 35x12x18 e 23x15x12.
O site www.lightboxleal.com estará online dentro de dias, a informação também está disponível e sempre actualizada em https://www.facebook.com/lightboxleal .
Onde estão à venda?
Neste momento, as Light Boxes Leal estão à venda nas Cirurgias Urbanas – Sala da Frente, na rua do Rosário, Porto.
Depois das Light Boxes, já surgiram mais ideias? Vai crescer a família?
Uma das vantagens da projecção deste produto, e claro, da sua comercialização, é a motivação acrescida para pensar noutros projectos. Já existe um novo produto, em estado embrionário, também com a madeira e a iluminação a LEDS.